PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
O PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira foi criado em 1958 e está localizado na região do Vale do Ribeira, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo.
São 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada divididas em 4 centros de visitação: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos.
O PETAR possui mais de 400 cavernas catalogadas, além de trilhas, cachoeiras exuberantes, montanhas, vales e rios de águas claras.
O Parque é procurado para a prática de escoturismo; esportes de aventura (acqua-ride, rapel, cascading, escalada, ciclismo); observação de fauna e flora; fotografia; pesquisa (paleontólogos, arqueólogos, espeleólogos, biólogos, geólogos) e por amantes da natureza.
Núcleo Casa de Pedra
Com acesso pela estrada Iporanga – Ribeirão, o Núcleo Casa de Pedra está localizado no Vale do Rio Iporanga, na região sul do PETAR e abriga a principal atração do parque. A caverna de mesmo nome possui pórtico de 215m e é considerada o maior pórtico de caverna do mundo, estando, inclusive, no “Guinness Book”. Além de outros atrativos naturais em meio à Mata Atlântica, a região também possui riquezas histórico-culturais como ruínas do antigo garimpo de ouro.
Trilha do Pórtico da Casa de Pedra
Ao iniciar a caminhada, o visitante cruza os Rios Iporanga e Maximiniano e, ao som dos pássaros, adentra a Mata Atlãntica densa repleta de exemplares de mata primária, como pau-brasil, figueira, perobas, além de espécies de samambaiaçu, embaúba, juçara e bromélias. Ao final da trilha, os olhos se deparam com uma espetacular abertura de caverna com 215m de altura, por onde a piscina natural do Rio Maximiniano forma uma cachoeira com águas que correm caverna adentro. Não é permitido entrar na Caverna Casa de Pedra. Além disso, é obrigatória a contratação de monitor ambiental.