© PLANETA TRILHA

Base Est. SP 165, Km 158, Bairro Serra, Iporanga-SP, CEP 18320 000

Fone: +55 11 97244-9995      +55 15 99630-2193         

atendimento@planetatrilha.com.br

Atendemos de Segunda à Sábado das 8h às 18h

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

     O PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira foi criado em 1958 e está localizado na região do Vale do Ribeira, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo.    

     São 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada divididas em 4 centros de visitação: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos.

     O PETAR possui mais de 400 cavernas catalogadas, além de trilhas, cachoeiras exuberantes, montanhas, vales e rios de águas claras.

     O Parque é procurado para a prática de escoturismo; esportes de aventura (acqua-ride, rapel, cascading, escalada, ciclismo); observação de fauna e flora; fotografia; pesquisa (paleontólogos, arqueólogos, espeleólogos, biólogos, geólogos) e por amantes da natureza.

 

Saiba mais sobre o PETAR

 

Este video produzido pela secretaria de turismo do estado de São Paulo mostra um pouco sobre o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Confira as informações e não deixe de nos visitar.

 

 

 

 

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

    

    

    

 

 

   Ao caminhar em meio à natureza local, os turistas se acalmam e se encantam com os sons de pássaros como a araponga, o sabiá laranjeira e o surucuá, dentre centenas de outras espécies. Também é possível facilmente encontrar animais como quati, anta, macaco, capivara ou paca. A flora é riquíssima e repleta de espécies como o palmito Juçara (em extinção), figueiras, araçá, bromélia, embaúba, manacá e orquídea.

 

 

 

 

 

 

PETAR - Planeta Trilha -Trilha do Bethary
PETAR - Planeta Trilha - rapel
PETAR - Planeta Trilha - fauna
PETAR - Planeta Trilha - flora
PETAR - Planeta Trilha - fauna

     As cavernas nos presenteiam com experiências novas, impossíveis de serem vividas em meio às luzes e barulhos das nossas cidades. A escuridão e o som das gotas que caem das estalactites em direção aos rios, geram a curiosidade pelo desconhecido e a incerteza do que está por vir. Ao equipar-se e colocar o pé no barro, o turista renova os ânimos com a energia da natureza e com o novo mundo subterrâneo a ser explorado.

PETAR - Planeta Trilha - boia-cross

 

 

     

     O PETAR possui 12 cavernas abertas a visitação e que atendem a todas as preferências. Há desde cavernas radicais com escalada e mergulho à cavernas com maior estrutura, com escadas e passarelas que facilitam a locomoção. Há cavidades naturais molhadas ou secas, completamente escuras ou com feixes de luz, com cachoeiras, abismos, rios caldalosos ou de águas calmas, com formações raras, entradas enormes ou ainda buracos pequenos e apertados. Há ainda cavernas onde é possível identificar resquícios da presença de nossos antepassados.

    

 

      
PETAR - Planeta Trilha - caverna
PETAR - Planeta Trilha - caverna
PETAR - Planeta Trilha - caverna

 

 

     A maior parte das cavernas não são abertas a visitação turística, tendo seu patrimônio natural preservado e estudado somente por pesquisadores especializados. Portanto, o PETAR tem o compromisso de manter o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do planeta, sendo, o turismo, uma atividade sustentavel que também se apresenta como uma fonte de renda para a população local.

 

 

 

 

     Conheça os principais atrativos dos 4 núcleos de visitação bem como os passeios no entorno do parque: