PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
O PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira foi criado em 1958 e está localizado na região do Vale do Ribeira, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo.
São 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada divididas em 4 centros de visitação: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos.
O PETAR possui mais de 400 cavernas catalogadas, além de trilhas, cachoeiras exuberantes, montanhas, vales e rios de águas claras.
O Parque é procurado para a prática de escoturismo; esportes de aventura (acqua-ride, rapel, cascading, escalada, ciclismo); observação de fauna e flora; fotografia; pesquisa (paleontólogos, arqueólogos, espeleólogos, biólogos, geólogos) e por amantes da natureza.
+55 11 97244-9995
+55 15 99630-2193
+55 15 99888-2424
Núcleo Santana
O Núcleo Santana é o centro de visitação mais frequentado do PETAR, onde os turistas desfrutam de passeios em cavernas, vista privilegiada de vales, de montanhas, piscina natural, trilhas em meio à Mata Atlântica preservada e podem renovar as energias com banho de cachoeiras. Localizado a 3 km do Bairro da Serra, na cidade de Iporanga – SP, no vale do rio Bethary, possui infra-estrutura turística como Centro de Interpretação Ambiental (CIA), venda de artesanatos, quiosque, banheiro, lanchonete, estacionamento, além de ser sede do GVBS (Grupo Voluntário de Busca e Salvamento).
Cachoeira do Couto
Apesar de baixa (6m de altura), a Cachoeira do Couto é de fácil acesso e esbanja beleza. Uma excelente opção para refrescar e tirar belas fotos. Ao sair da caverna do Couto, o córrego forma uma delicada queda que proporciona ao visitante uma gostosa sensação de hidromassagem.
Caverna de Santana
Considerada uma das mais ornamentadas, a Caverna de Santana possui uma infinidade de espeleotemas (formações de caverna) que reforçam sua beleza como estalactites, estalagmites, cortinas, colunas, represa de travertinos e chão de estrelas. É a segunda maior caverna do Estado de São Paulo. Com percurso aberto à visitação de 800m, conta com estrutura de acesso através de escadas e passarelas de madeira.
Piscina do Rio Bethary
Com águas cristalinas, a piscina natural do rio Bethary proporciona um gostoso banho de rio para renovar as energias. Localizada a 300m do quiosque de visitante, é um espaço privilegiado em meio a Mata Atlântica para lanchar, descansar, ouvir o canto dos pássaros, registrar e contemplar a natureza.
Caverna Agua Suja
Ao caminhar por 1,2 km pela trilha do rio Bethary, encontramos a caverna Água Suja. Com acesso pelo rio (o que torna o passeio mais emocionante), o ecoturista explora formações como estalactites e travertinos durante seu percurso com aproximadamente 1h de duração.
Cachoeira das Andorinhas
Com queda d’agua de 35m de altura, a cachoeira das Andorinhas está localizada a 3,6 km do Quiosque de Visitantes, com acesso através da Trilha do rio Bethary. Devido ao grande volume de sua queda, não é possível banhar-se na cachoeira. Entretanto, o cenário encanta por sua beleza.
Mirante do Vale do Bethary
Espaço ideal para observar o vale do rio Bethary, as aves, a mata e os paredões rochosos que compõem o relevo local. O mirante também é um excelente lugar para lanchar com os amigos enquanto se contempla a natureza.
Caverna do Couto
Com aproximadamente 500m de extensão, a Caverna do Couto permite ao visitante atravessá-la de ponta à ponta, proporcionando ao término uma bela visão do verde vivo em torno do pórtico. Durante a travessia, os visitantes recebem a orientação de apagar as lanternas para experimentar a sensação de caminhar de mãos dadas na escuridão por alguns minutos.
Caverna do Morro Preto
Localizada a 400m de distância do quiosque de visitantes, a Caverna Morro Preto possui um lindo pórtico, onde também foram encontrados vestígios de nossos antepassados.Os feixes de luz tornam a paisagem de dentro da caverna digna de registro fotográfico e decoram o ambiente deixando muito mais nítida a imponência da natureza.
Trilha do Rio Bethary
Com vários trechos margeando e cruzando o rio Bethary, esta trilha de 3 horas de duração proporciona ao visitante um experiência completa agradando a todas as preferências. Em meio a fauna e flora exuberante da Mata Atlântica, surgem as entradas da Caverna Água Suja e Cafezal finalizando o trajeto nas Cachoeiras Andorinha e Beija-flor.
Caverna Cafezal
Com beleza diferenciada, a Caverna Cafezal está localizada na Trilha do rio Bethary, próxima a Caverna Água Suja. Possui espeleotemas raros como a flor de aragonita e grande variedade de fauna cavernícola.
Cachoeira do Beija-flor
Localizada a 3,6 km do quiosque de visitantes, a cachoeira do Beija-flor fica ao lado da cachoeira das Andorinhas. Sua queda de 45m de altura forma uma piscina natural deliciosa para banho. Sem dúvida, a bela paisagem compensa as 3h de duração da trilha de acesso.
Centro de Interpretação Ambiental
Local onde os visitantes têm acesso a diversos painéis informativos sobre o parque, o relevo, a hidrografia, a fauna e flora da região. Há também exposição de equipamentos antigos utilizados na espeleologia (estudo de cavernas). Não deixe de provar o suco de juçara na lanchonete do CIA ou levar para casa um artesanato como recordação de sua experiência no PETAR.