© PLANETA TRILHA

Base Est. SP 165, Km 158, Bairro Serra, Iporanga-SP, CEP 18320 000

Fone: +55 11 97244-9995      +55 15 99630-2193         

atendimento@planetatrilha.com.br

Atendemos de Segunda à Sábado das 8h às 18h

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Atrativos no entorno do PETAR​

 

Pelo fato da região do Vale do Ribeira estar inserida na maior faixa contínua de Mata Atlântica do planeta e conter um potencial hídrico inestimável, há diversos atrativos naturais localizados ao redor do PETAR.

São diversas cachoeiras, rios, piscinas naturais, trilhas, cavernas, mirantes com vista para vales e tradicional descida do rio com bóia (acqua-ride).

Com imenso potencial histórico-cultural, o visitante ainda contempla a arquitetura colonial da região, vivencia a simplicidade do povo local e tem a oportunidade de conhecer de perto as comunidades remanesentes de quilombolas.

 

 

Localizadas em uma propriedade particular no Bairro da Serra, as Cachoeiras do Sem Fim são uma sequência de 3 cachoeiras com acesso através de uma linda trilha em meio à Mata Atlântica. A queda de cada uma das cachoeiras formam lindas piscinas naturais, onde é possível tomar um gostoso banho refrescante.

 

 

 

 

 

 

Com 50m de altura, a Cachoeira Arapongas está localizada na estrada de acesso a cidade de Apiaí-SP.Através de trilha de cerca de 20 minutos em meio à Mata Atlântica com trechos paralelos ao rio, o visitante chega até a piscina natural formada por sua grande e exuberante queda d’agua.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O acqua-ride ou boia cross é considerada uma tradicional atividade no PETAR, onde os visitantes utilizam uma câmara de ar de caminhão amarrada para descer sob as águas do Rio Bethary. Ao posicionar-se sobre a bóia com a barriga para baixo e devidamente protegido com os equipamentos de segurança, o visitante inicia um percurso de cerca de 1h onde é possível tanto contemplar as belezas naturais da mata ciliar como se aventurar em meio as corredeiras do rio de águas cristalinas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com acesso através da estrada sentido Eldorado-SP, o Vale das Ostras é um maravilhoso passeio completo com trilhas em meio à Mata Atlântica que cruzam o Ribeirão das Ostras, piscinas naturais de tonalidade azul e, como se não bastasse, ainda presenteia o visitante com uma sequência de 9 cachoeiras. A Queda de Meu Deus é a última e mais famosa queda do percurso. Com 53m de altura, sua queda esconde uma pequena caverna, localizada atrás da cachoeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Considerada a maior caverna do Estado de São Paulo, a Caverna do Diabo está localizada no município de Eldorado-SP, no Parque Estadual da Caverna do Diabo. Apesar de sua extensão de 8km, o visitante pode contemplar 800m do percurso. Mass isto não diminui a beleza do cenário em seu interior. A caverna é extremamente rica em espeleotemas (formações de cavernas), e nos presenteia com estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e o curioso salão chamado Catedral. A grandiosidade dos salões e a energia do local despertam a curiosidade de quem tem a oportunidade de conhecê-la.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ivaporunduva é a comunidade quilombola mais antiga da região e está localizada na cidade de Eldorado-SP, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Atualmente formada por cerca de 70 famílias, há registros que datam o início do povoado no séc XVII, quando 2 mineradores chegaram na região trazendo seus escravos. Além das histórias e das belezas do local, ainda é possível encontrar no interior da comunidade casas fabricadas com métodos artesanais (sapé e pau-a-pique) e com chão de barro. Por fim, a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, completa a visita. Construída em 1791, foi tombada como patrimônio social da humanidade. Atualmente, há cultos ainda celebrados pela população local na capela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iporanga-SP é considerada a capital nacional das cavernas. Localizada ao sul do Estado, no Vale do rio Ribeira de Iguape, na porção de maior remanescente de Mata Atlântica do país, possui riquezas naturais de beleza ímpar como trilhas, cavernas, rios, cachoeiras, piscinas naturais e mirantes em meio a grandes vales. Além da natureza exuberante, o patrimônio histórico e cultural é imenso. A cidade é de 1576 e abriga casarões da época colonial, e ainda a herança de ciclos econômicos do nosso país como mineração e plantio de café.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Com acesso pela estrada principal do Bairro da Serra, há 6km de Iporanga-SP, a Cachoeira do Taquarovira está localizada em uma propriedade particular. No caminho, o visitante se depara com um belo visual do rio Ribeira de Iguape em meio à mata ciliar. Para completar, suas duas quedas formam uma refrescante piscina natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

De onde é possível visualizar a ponte que dá acesso a cidade de iporanga, o Rio Ribeira de Iguape com morros e vegetação em seu entorno, vista da cidade de Iporanga, com sua catedral e casarios históricos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      
Reserva Bethary

Em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimonio Natural), os visitantes verão como um pesquisador desenvolve seus trabalhos e conhecerão uma estrutura composta por estufa, que simula um ambiente natural integrado em pleno equilíbrio, salas escuras para observação de fungos bioluminescentes, aquários com peixes da região e trilhas pela área da reserva situada às margens do rio Bethary.