PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
O PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira foi criado em 1958 e está localizado na região do Vale do Ribeira, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo.
São 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada divididas em 4 centros de visitação: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos.
O PETAR possui mais de 400 cavernas catalogadas, além de trilhas, cachoeiras exuberantes, montanhas, vales e rios de águas claras.
O Parque é procurado para a prática de escoturismo; esportes de aventura (acqua-ride, rapel, cascading, escalada, ciclismo); observação de fauna e flora; fotografia; pesquisa (paleontólogos, arqueólogos, espeleólogos, biólogos, geólogos) e por amantes da natureza.
Núcleo Caboclos
O Núcleo Caboclos está localizado a 27 km da cidade de Apiaí – SP (no Km 294 da Rodovia SP-250). Considerado o centro de visitação mais selvagem e belo do PETAR, está inserido no coração da Mata Atlântica.Com relevo elevado (chegando a 1000m de altitude em alguns pontos), oferece área de camping equipada com banheiros, trilhas em meio à mata preservada, cachoeiras, rios, piscina natural além de cavernas exuberantes.
Trilha do Chapéu
Com duração de 600m, esta trilha em meio à Mata Atlântica permite o acesso às cavernas Chapéu Mirim I e II, Gruta das Aranhas e Gruta do Chapéu.
Gruta Aranhas
Gruta do Chapéu
Considerada uma das cavernas mais ricas em formações, possui belos espeleotemas como represa de travertinos, helictites e vários salões. A Gruta do Chapéu é o último atrativo que fecha a Trilha do Chapéu com chave de ouro.
Chapéu Mirim I e II
São pequenas cavidades bem próximas a área de acampamento do Núcleo, localizadas no início da trilha do Chapéu.
Apesar de pequena, possui bela vista para o córrego, permite ao visitante contemplar variados espeleotemas (formações de caverna) e opiliões (primos das aranhas).
Gruta Temimina
Cachoeira Maximiniano e Sete Reis
Com trilha de acesso de duração de 2h e de dificuldade média, proporciona ao visitante o contato com as riquezas da Mata Atlântica primária. Considerada uma das mais belas cavernas do PETAR, a Temimina possui vários salões com diversificados espeleotemas como travertinos, ninho de pérolas, cortinas e uma grandiosa estalagmite que forma um chuveiro natural. Além disso, possui visual diferenciado devido a desmoronamentos que formaram dolinas (aberturas no teto).
Com queda de 6 e 10 metros respectivamente, as cachoeiras Maximiniano e Sete Reis proporcionam ao visitante um belo visual com quedas d’agua em meio à Mata Atlântica primária que formam uma deliciosa piscina natural.