© PLANETA TRILHA

Base Est. SP 165, Km 158, Bairro Serra, Iporanga-SP, CEP 18320 000

Fone: +55 11 97244-9995      +55 15 99630-2193         

atendimento@planetatrilha.com.br

Atendemos de Segunda à Sábado das 8h às 18h

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Núcleo Caboclos

 

 

O Núcleo Caboclos está localizado a 27 km da cidade de Apiaí – SP (no Km 294 da Rodovia SP-250). Considerado o centro de visitação mais selvagem e belo do PETAR, está inserido no coração da Mata Atlântica.Com relevo elevado (chegando a 1000m de altitude em alguns pontos), oferece área de camping equipada com banheiros, trilhas em meio à mata preservada, cachoeiras, rios, piscina natural além de cavernas exuberantes.

Com duração de 600m, esta trilha em meio à Mata Atlântica permite o acesso às cavernas Chapéu Mirim I e II, Gruta das Aranhas e Gruta do Chapéu.

 

 

 

 

 

 

 

Gruta Aranhas

Considerada uma das cavernas mais ricas em formações, possui belos espeleotemas como represa de travertinos, helictites e vários salões. A Gruta do Chapéu é o último atrativo que fecha a Trilha do Chapéu com chave de ouro.

Chapéu Mirim I e II

São pequenas cavidades bem próximas a área de acampamento do Núcleo, localizadas no início da trilha do Chapéu.

 

Apesar de pequena, possui bela vista para o córrego, permite ao visitante contemplar variados espeleotemas (formações de caverna) e opiliões (primos das aranhas).

Cachoeira Maximiniano e Sete Reis

Com trilha de acesso de duração de 2h e de dificuldade média, proporciona ao visitante o contato com as riquezas da Mata Atlântica primária. Considerada uma das mais belas cavernas do PETAR, a Temimina possui vários salões com diversificados espeleotemas como travertinos, ninho de pérolas, cortinas e uma grandiosa estalagmite que forma um chuveiro natural. Além disso, possui visual diferenciado devido a desmoronamentos que formaram dolinas (aberturas no teto).

Com queda de 6 e 10 metros respectivamente, as cachoeiras Maximiniano e Sete Reis proporcionam ao visitante um belo visual com quedas d’agua em meio à Mata Atlântica primária que formam uma deliciosa piscina natural.