PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
O PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira foi criado em 1958 e está localizado na região do Vale do Ribeira, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, no sul do Estado de São Paulo.
São 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada divididas em 4 centros de visitação: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos.
O PETAR possui mais de 400 cavernas catalogadas, além de trilhas, cachoeiras exuberantes, montanhas, vales e rios de águas claras.
O Parque é procurado para a prática de escoturismo; esportes de aventura (acqua-ride, rapel, cascading, escalada, ciclismo); observação de fauna e flora; fotografia; pesquisa (paleontólogos, arqueólogos, espeleólogos, biólogos, geólogos) e por amantes da natureza.
+55 11 97244-9995
+55 15 99630-2193
+55 15 99888-2424
Núcleo Ouro Grosso
Localizado no Bairro da Serra no Vale do rio Bethary, o Núcleo Ouro Grosso abriga belos atrativos como trilhas, cavernas e piscina natural. Sua infra-estrutura conta com Centro de Visitantes, alojamento para pesquisadores, museu cultural com casa de farinha de pau-a-pique, monjolo e moenda de cana.
Trilha da Figueira
Trilha de fácil acesso com percurso de 200 metros que permite ao turista adentrar no interior de uma grande figueira, além de observar demais árvores de grande porte como cedros e pau d’alho. É uma das trilhas que possibilita perceber os detalhes do relevo cárstico da região.
Caverna do Ouro Grosso
A Caverna do Ouro Grosso é considerada uma das mais radicais do PETAR. Com acesso através de uma pequena entrada seca em meio a Trilha da Figueira, logo o turista se encanta com o ambiente transformado em uma deliciosa caverna com água que nos presenteia com um delicioso banho de cachoeira em seu interior.
Caverna Alambari de Baixo
A caverna Alambari de Baixo possui espeleotemas diferenciados e um belo pórtico, cenário que proporciona excelentes fotos e uma experiência inesquecível. Em meio a fendas e áreas de desmoronamento natural, o visitante pode observar as diferentes zonas na caverna com presença de luz e flora cavernícola.